Você com certeza já ouviu falar da campanha do Outubro Rosa, um movimento importante que tem a missão de conscientizar e alertar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção, além de incentivar diagnóstico precoce do câncer de mama.

Esta campanha nasceu em 1990 em Nova Iorque, em um evento chamado “Corrida pela cura”. Mas no Brasil, a primeira ação desse movimento só  aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo.

O câncer de mama é uma doença que se caracteriza pela formação de um tumor maligno no tecido mamário. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este câncer é um dos tipos mais comuns.

 

Sintomas e diagnóstico do câncer de mama

Os sintomas podem surgir isoladamente ou com vários ao mesmo tempo, variando de acordo com cada paciente. Os principais são:

  • Presença de nódulo ou caroço com ou sem dor;
  • Mudança na cor ou saída de secreções pelo mamilo;
  • Inchaço ou alteração no tamanho de uma das mamas;
  • Alteração na cor ou forma da aréola.

Mesmo na ausência de sintomas, a prevenção é primordial para manter a saúde em dia e evitar o descobrimento do câncer em estágio avançado. De acordo com o Instituto Oncologia, a mamografia e o exame de toque são fundamentais para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura em 95%.

Trata-se de procedimentos simples, sendo o exame um raio-X da mama e o toque em si mesmo ao redor das mamas para detectar alguma textura, secreção ou caroço. Dessa forma é possível diagnosticar o tumor ainda no estágio inicial.

É recomendado que mulheres acima de 40 anos devem procurar ambulatórios médicos para realização do exame clínico anualmente. Entretanto, pacientes com casos de câncer de mama na família têm maiores chances de desenvolver a doença, portanto, é importante realizar o exame preventivo a partir dos 35 anos de idade.

Além disso, assim como todos os tipos de tumor, os cuidados diários são importantes para prevenir o surgimento da doença. Tais como:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;

Com acompanhamento médico e uma rotina saudável, as chances de desenvolver o câncer de mama diminuem muito.

Cuide da sua saúde hoje, para não cuidar da doença amanhã.

Outubro Rosa: uma causa que salva vidas!

 

Esse artigo foi útil?

Inscreva-se abaixo na Newsletter da EnergisaPrev.

Receba dicas valiosas, insights exclusivos e informações privilegiadas sobre seus investimentos e a EnergisaPrev.


    Você já é cliente da EnergisaPrev?
    SimNão


    Pular para o conteúdo