No dia 24 de janeiro comemora-se o Dia Nacional dos Aposentados, escolhido para homenagear as pessoas que tanto se dedicaram ao trabalho e ao crescimento do país.

Essa data também registra a oficialização da previdência social brasileira, com a Lei Elói Chaves (nº 4.682), promulgada em 1923, um marco nas políticas sociais do país.

Por falar em política pública, a previdência social tem sido constante preocupação dos governos, bem como a transição para a aposentadoria dos profissionais vem sendo debate nas empresas e órgãos responsáveis, visto que o número de idosos cresce a cada dia no país. Em 2020, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população acima dos 60 anos passou dos 32,9 milhões e tende a aumentar. Em uma estimativa feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), esse número pode chegar a 90 milhões até 2055. É ótima essa notícia que as pessoas tendem a viver mais em nosso país, porém é preciso que seja oferecida uma estrutura, com respeito e cuidados especiais a essa parcela importante da população, explicam especialistas.

Existe muita vida na melhor idade, até porque os idosos continuam se relacionando, investindo, cuidando da família, fazendo atividades de lazer e esportivas, consumindo e até exercendo atividades remuneradas. Para a especialista no assunto, a antropóloga e pesquisadora Mirian Goldenberg, as pessoas precisam mudar a mentalidade e acabar com a discriminação sobre a aposentadoria e com os idosos, para ela: “Essa é uma fase de florescer muito mais e coisa de velho é o preconceito”, finaliza.

A EnergisaPrev preparou um conteúdo especial para celebrar este dia e homenagear os seus participantes e assistidos.

Esse artigo foi útil?

Inscreva-se abaixo na Newsletter da EnergisaPrev.

Receba dicas valiosas, insights exclusivos e informações privilegiadas sobre seus investimentos e a EnergisaPrev.


    Você já é cliente da EnergisaPrev?
    SimNão


    Pular para o conteúdo