O Novembro Azul é uma campanha criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de alertar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo o Ministério da Saúde, em 2021, a doença matou 44 homens por dia no Brasil e de acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 65 mil novos casos em 2022.

Por isso, com o objetivo de mostrar a importância da prevenção ao câncer de próstata, trouxemos este artigo com causas, prevenção e tratamento da doença. Acompanhe.

 

O que é a próstata e quais os sintomas do câncer?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga, que tem a função de produzir o esperma junto com as vesículas seminais, sendo uma das responsáveis pela viabilidade dos espermatozoides.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando eles aparecem, em 95% dos casos o tumor já está avançado, diminuindo as chances de cura. Veja abaixo alguns sinais de que a doença está presente:

  • Dor óssea.
  • Dores ao urinar.
  • Disfunção erétil.
  • Vontade de urinar com mais frequência.
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen.

 

Como prevenir o câncer de próstata?

Em primeiro lugar, os exames preventivos são essenciais para a prevenção do câncer, visto que o risco de desenvolver o tumor aumenta após os 45 anos para quem tem histórico familiar da doença ou acima dos 50 para homens sem histórico anterior.

Além disso, uma alimentação rica em nutrientes e a prática de atividade física, são fatores importantes para evitar o surgimento do câncer. Veja a seguir, como é feito o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata.

 

Qual é o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata?

A única forma de vencer o câncer de próstata é pelo diagnóstico precoce, através do exame de toque retal e o PSA (antígeno prostático específico), ambos solicitados durante a consulta com o urologista.

O tratamento do câncer de próstata depende de cada paciente e do estágio do tumor. Em alguns casos, os médicos indicam apenas a vigilância e acompanhamento para analisar se a doença vai avançar ou não. Porém, em casos mais graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico ou sessões de radioterapia.

Sabe-se que o assunto é rodeado de tabus pelo público masculino, porém os exames preventivos são indispensáveis e é preciso priorizar a saúde e a longevidade, dada a gravidade da doença.

Lembre se: homens também cuidam da saúde! Por isso, agende o seu exame o quanto antes e previna-se contra o câncer de próstata.

Esse artigo foi útil?

Inscreva-se abaixo na Newsletter da EnergisaPrev.

Receba dicas valiosas, insights exclusivos e informações privilegiadas sobre seus investimentos e a EnergisaPrev.


    Você já é cliente da EnergisaPrev?
    SimNão


    Pular para o conteúdo