- Institucional
- Previdência
- Administrativa e Financeiro
- Investimentos
- Relacionamento e Comunicação
Institucional
Quem Somos
Somos uma Instituição sem fins lucrativos, que trabalha para trazer mais segurança e tranquilidade financeira para mais de 16 mil pessoas. Desde 2004, nós administramos os planos de previdência das empresas que formam o Grupo Energisa.
Sede
Bragança
Paulista - SP
54
funcionários
Empresa
multipatrocinada
20 anos
de história
Atendimento presencial
em 7 estados
14 planos
de previdência
R$1,9 bilhões
em recursos
Sem fins
lucrativos
A EnergisaPrev – Fundação Energisa de Previdência tem como missão de proporcionar segurança financeira e tranquilidade para o futuro de seus clientes. Fundada em 2016, a entidade surgiu como resultado da fusão de três fundos de pensão, e desde então tem se dedicado a garantir uma administração de benefícios previdenciários segura, transparente e humanizada.
Os valores fundamentais de inovação, diversidade, responsabilidade e ética são a base que guia a estratégia da EnergisaPrev. Dentre suas condutas, adota uma abordagem personalizada para atender às diversas necessidades de seus membros, destacando-se pela sua atenção individualizada.
Ao longo dos anos, a família EnergisaPrev foi se ampliando, incorporando novos planos de benefícios e realizando migrações voluntárias para propiciar um destino único para os clientes. Em 2023, um complexo processo de migração resultou na incorporação de cerca de 1,4 mil clientes ao Plano Energisa que acumulou um patrimônio de quase R$ 1,3 bilhão. Hoje esse número já chega a 14.936 participantes entre ativos e assistidos.
Esses números refletem o compromisso da empresa em propiciar uma administração de benefícios previdenciários confiável, alinhada com seus valores fundamentais de transparência, responsabilidade e ética.
Com uma gestão obstinada e uma visão de ser referência no setor, a EnergisaPrev tem o compromisso de sempre prover uma administração de benefícios previdenciários segura e transparente, mantendo um relacionamento respeitoso e humanizado com seus clientes, tendo valores como sua base sólida para sustentar a atuação no mercado de previdência.
Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional da EnergisaPrev, conforme o organograma abaixo, prioriza a funcionalidade e a eficiência administrativa. O Conselho Deliberativo (CD), órgão máximo responsável por definir o rumo da administração da Fundação, situa-se no topo da hierarquia. Cabe a ele a execução das suas decisões, sendo fiscalizado pelo Conselho Fiscal.
Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo é o órgão de mais alta deliberação e orientação da EnergisaPrev, responsável por estabelecer os objetivos, diretrizes fundamentais e orientações gerais para a organização, operação e administração da Fundação.
É composto por 5 membros efetivos e 3 suplentes, garantindo a participantes e assistidos no mínimo 1/3 das vagas, para assegurar a representatividade e a participação ativa dos beneficiários nos processos decisórios da Fundação.
Fabricio Ferreira Neves
Presidente | Efetivo | Indicado pela patrocinadora
Jader Mota de Magalhães
Vice-Presidente | Efetivo | Indicado pela patrocinadora
Arilson de Moraes Ferreira
Efetivo | Indicado pela patrocinadora
Dalessandro Luis Mafei
Efetivo | Representante dos participantes ativos
Jair Alberto Doniak
Efetivo | Representante dos participantes assistidos
Adilson Carvalho Panizza
Suplente | Indicado pela patrocinadora
Arlindo Antonio
Suplente | Representante dos participantes assistidos
Paulo César Maluf Soler
Suplente | Representante dos participantes ativos
MANDATO: dezembro/2022 a dezembro/2025
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da EnergisaPrev, cabendo-lhe, principalmente zelar pela gestão econômica- financeira da Entidade.
O Conselho Fiscal desempenha o papel de órgão de fiscalização da EnergisaPrev, sendo sua principal atribuição zelar pela gestão econômico-financeira da Entidade.
Composto por 3 membros efetivos e 2 suplentes, é assegurado aos participantes no mínimo 1/3 das vagas, garantindo assim a representatividade e a participação ativa dos beneficiários nas atividades de fiscalização e controle da fundação.
Jorge Luiz de Souza Cerqueira
Presidente | Efetivo | Indicado pela patrocinadora
Luiz da Costa Lima Junior
Efetivo | Indicado pela patrocinadora
Alane Fernandes Maciel
Efetivo | Representante dos participantes ativos e assistidos
Miguel Pinter Junior
Suplente | Representante dos participantes ativos e assistidos
Thiago dos Santos Queiroz.
Suplente | Indicado pela patrocinadora
MANDATO: dezembro/2022 a dezembro/2025
Diretoria Executiva
É o órgão de administração geral da fundação, sendo sua principal atribuição o cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho Deliberativo.
Lucas Ferraz Nóbrega
Diretor – Presidente Administrador
Responsável pela Gestão de Riscos (ARGR),
Administrador Responsável pelo Plano de Benefícios (ARPB)
Welyton de Sousa Pinto
Diretor Administrativo-Financeiro e Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado. (AETQ)
MANDATO: dezembro/2022 a dezembro/2025
Em outubro de 2023 e janeiro de 2024, houve mudanças na Diretoria-Executiva com a saída do Diretor-Presidente Marcio José de Almeida Pires e Diretor de Benefícios, Ítalo da Silva Vital. A EnergisaPrev agradece as contribuições e entregas ao longo dos anos do ex-diretores.
Comitês
Grupos de apoio à administração
Pessoas que fiscalizam as atividades e as finanças da Fundação
Comitê de Investimentos
Especialistas que atuam no processo de análise, decisão e acompanhamento dos investimentos
Comitê de Ética
Equipe que analisa as situações que envolvem o Código de Ética, além de propor soluções práticas
Comitê de Risco
Time que cuida do processo de Gestão de Riscos, para cumprir as leis e, também, proteger o patrimônio
Comitê do Cliente
Pessoas que reforçam a nossa cultura centrada no cliente, para garantir a melhoria contínua nos serviços
Comitê de Investimentos
Welyton de Sousa Pinto
Diretor Administrativo-Financeiro
Antônio Carlos de Andrade Tovar
Patrocinadores
Renato Eisele
Consultor Financeiro
Comitê de Riscos
Presidente
Diretor Administrativo-Financeiro
Membro
Coordenador de Contaibilidade
Membro
Coordenador de Benefícios
Membro
Coordenador de TI
Comitê de Ética
Presidente
Presidente do Conselho Deliberativo
Membro
Presidente do Conselho Fiscal
Membro
Diretor-Presidente