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Institucional
Gestão de Risco
Consolidação da Gestão de Riscos
Este foi o segundo ano de efetiva implantação do plano de Gestão de Riscos, o chamado “Ciclo de Autoavaliação Ágil”. Nele se avalia os resultados do acompanhamento das áreas que forneceram as informações solicitadas. Eles retratam, de forma geral, a evolução nos riscos identificados e os controles existentes.
A gestão de riscos está entre as prioridades da EnergisaPrev, para que possamos fortalecer a governança na Entidade. A medida visa ao fortalecimento da Direção, que define princípios, papéis e responsabilidades, de modo que a Entidade cumpra os objetivos estratégicos norteadores da gestão.
Com o objetivo de identificar os impactos na EnergisaPrev, são realizados avaliações e monitoramentos dos riscos que afetam a imagem reputacional e o impacto financeiro da Entidade.
Em 2023, realizamos o segundo ciclo de avaliação de riscos na entidade, dando sequência ao ciclo concluído em 2022. Essas avaliações foram essenciais para identificar e acompanhar os riscos, permitindo-nos definir planos de ação com prazos e responsabilidades claras.
A gestão de riscos da EnergisaPrev, considera em sua tomada de decisão alguns conceitos e parâmetros: riscos de falha em processos; riscos provenientes do não pagamento de suas obrigações assumidas por contrapartes; riscos decorrentes dos ativos, convertendo em dinheiro; riscos de perdas de credibilidade de imagem e impacto financeiro; e dentre outros que não são relevantes para o momento.
A EnergisaPrev é apoiada por uma estrutura organizacional mesclada pelo Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, assessorado pelo gestor de riscos e o comitê de riscos, com atribuições e responsabilidades formalizadas e em conformidade com as normas em vigor da Entidade.
Fortalecer a Governança e a Integridade
Em relação ao pilar de Compliance, tem o objetivo de prevenir, detectar e corrigir qualquer desvio ético e blindar a Entidade de eventuais práticas ilícitas e irregularidades. E ainda, com as novas rotinas e regras de conformidade, para avaliar o cumprimento dos normativos internos. As medidas visam resguardar o patrimônio da EnergisaPrev, proteger sua reputação e minimizar riscos à Entidade.
Para fortalecer as práticas de governança e de integridade na EnergisaPrev, as ações internas e a elaboração dos normativos internos, são desenvolvidos a partir do guia de boas práticas da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e sob o assessoramento da nossa área de Compliance e Jurídica.
A existência do Escritório de Projetos
E por fim, devemos enfatizar a existência do Escritório de Projetos, o qual passa a ser o responsável pelo gerenciamento de todos os projetos, buscando melhorar a eficiência dos processos relativos a seus gerenciamentos, conforme prioridades e definições constantes no plano estratégico da Entidade.
Notícias da LGPD
A EnergisaPrev, se preocupa com a adequação às obrigações originadas pela LGPD, o novo marco legal sobre proteção de dados pessoais, busca oferecer mais segurança e transparência em nossos serviços e aos nossos clientes.
A segurança da informação e a proteção de dados são tratadas como prioridade na EnergisaPrev. Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçamos nossas ações para garantir a segurança dos processos e as informações que devemos tratar diariamente, em especial os dados pessoais dos nossos clientes, prestadores de serviços, colaboradores e dentre outros.
Em 2023 o objetivo foi disseminar conhecimento e fortalecer a cultura de segurança da informação e privacidade entre os colaboradores, com a realização de treinamento e disponibilidade das pílulas do conhecimento.